quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Ação Jovem pela Terra de Santa Cruz apresenta seus tapetes de Corpus Christi



Esta magnífica festa em reverência ao Santíssimo Sacramento se originou em plena Idade Média, decretada pelo Papa Urbano IV, na bula “Transiturus” em 11 de agosto de 1264.

Em virtude da revelação da Santa Juliana de Mont Cornillon uma freira agostiniana, revelou que era do anseio de Nosso Senhor Jesus Cristo que a sua Igreja, seu Corpo Mistíco, também deveria glorificá-Lo e de um modo público, uma das mais excelsas dádivas de Deus aos homens, o Santíssimo Sacramento, algo tão excelso que nem os Anjos sendo puros espíritos têm este privilégio de receber o Corpo, Sangue, Alma e Dividade de Nosso Senhor presente nas santas espécies.


Cenas da confecção dos tapetes.








Outro razão foi o milagre ocorrido em Bolsena (Itália), no qual o padre Pedro de Praga sofrendo uma forte tentação de Fé, levando a ter dúvida na transubstanciação, para alívio daquela alma pertubada, Deus na sua infinita misericórdia realizou o milagre, transformando o pão em Carne e o vinho em Sangue, para os olhos da carne ver o que os olhos da alma já não via mais até então. Estes motivos levaram o papa Urbano IV a instituir a festa de Corpus Christi.


A tradição de ornamentar as ruas com tapetes coloridos e com desenhos de inspiração religiosos para passar a procissão de Corpus Christi vem de longa data, trazido pelos nossos portugueses ao Brasil. Muitas cidades brasileiras até hoje mantém esta tradição, como por exemplo a cidade de Itu (SP), aonde a Ação Jovem pela Terra de Santa Cruz participou da confecção dos tapetes.


Diante dos acontecimentos calamitosos que o mundo está passando, já previsto por Nossa Senhora em Fátima, vimos que seria de muito proveito para uma reflexão espiritual colocarmos no tapete algumas frases nesse sentido, assim sendo, optamos por um texto que está em um vitral da Catedral de Lubeck na Alemanha, intitulado ‘Tu Me chamas’.

Tu Me chamas


Mestre e não Me obedeces,


Luz e não Me vês,


Caminho e não Me segues,


Vida e não Me desejas,


Sábio e não Me escutas,


Amável e não Me amas,


Rico e não Me invocas,


Eterno e não Me buscas,


Justo e em Mim não confias,


Nobre e não Me serves,


Senhor e não Me adoras,


Se Eu te condenar, não Me culpes!


E de ser nota por parte do publico o interesse de ler as mensagens contidas no tapete.













Obs.: é só clicar nas fotos que elas serão ampliadas, para melhor analise.

Nenhum comentário: