sábado, 21 de maio de 2011

Programa Cultural em Minas Gerais

Nos dias 13 a 15 de maio p.p., a Ação Jovem pela Terra de Santa Cruz promoveu mais um programa cultural para jovens, desta vez nas proximidades de Paraguaçu, MG. Participaram do programa 22 jovens, não só de Paraguaçu, mas também de São Paulo e Itu (SP).




Várias foram as atividades:
palestras, lazer, projeções e atos de piedade.




A primeira exposição tratou de como as coisas visíveis podem trazer consigo uma mentalidade, sendo muito importantes na formação de alma de um católico. Por exemplo, uma catedral gótica faz lembrar a sublimidade e a grandeza de alma. Já certos prédios modernos, com formas contorcidas e assimétricas, simbolizam estados de alma desordenados. Analisar isso é essencial.



Outra conferência tratou da perseguição religiosa em nossos dias. China, Vietnam, Cuba, Paquistão e outros países perseguem até a morte os que seguem e proclamas os Mandamentos. E essa
perseguição vai se alastrando e chegando ao Ocidente. No caso do Brasil, basta ver o PNDH-3 e a chamada “lei da homofobia”.



Jogos de mesa como xadrez e “War” tiveram seu papel; não faltou também o Vôlei, o “jogo do Bastão” e o famoso e concorrido Paint Ball.

Todos os dias rezávamos o terço antes do café da manhã. No dia 13, em que se comemora a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, houve um terço solene, com a presença dos pais dos jovens, amigos e conhecidos.



Após o terço e o cortejo com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, os presentes assistiram um áudio visual sobre a Mensagem de Fátima.












Foi projetado aos jovens um áudio visual sobre o herói católico Andréas Hofer, um tirolês austríaco que na sua região lutou e morreu para defender a liberdade de professar a fé católica, liberdade esta que Napoleão Bonaparte lhes queria tolher a “ferro e brasa”.


Foram três dias de um verdadeiro e bom convívio, tudo que uma juventude precisa. A Ação Jovem vem mostrando com essas programações que é possível para a juventude brasileira entreter-se em algo sadio e útil a sua formação moral, tão prejudicada hoje em dia pela imoralidade, drogas, violência e outras aberrações.


Esperamos você também, jovem, para a próxima aventura!

Um comentário:

Maria Inês disse...

Acho muito interessante o trabalho de vocês.Dou aulas de catecismo em minha paróquia,aqui em Cardoso Moreira e queria fazer um acampamento com as crianças daqui,uma amiga e eu começamos até a planejar, porém, não entendemos muito do assunto, gostaria de pedir a vocês algumas sugestões, se puderem nos ajudar.
Entrem em contato comigo:
mr.ines10@gmail.com
Que a Santíssima Virgem nos abençoe!!
Salve Maria